Consumo de bebidas energéticas cresce 325% 

Categoria é a que mais cresce no mercado de bebidas

 

19 de fevereiro de 2011 | 0h 00 - Naiana Oscar - O Estado de S.Paulo
 
Com a promessa de oferecer uma dose extra de disposição a baladeiros, estudantes e esportistas, os energéticos, que são uma febre no Canadá e nos EUA, conquistam mais espaço entre os consumidores brasileiros. Nos últimos cinco anos, o consumo do produto explodiu no País, a taxas que chegam a ser em média dez vezes maiores do que qualquer outra modalidade de bebida.
 
Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir), entre 2006 e 2010, o crescimento foi de 325%, enquanto a venda de sucos - a segunda no ranking das que mais ganharam mercado - teve acréscimo de 53%. O aumento do poder de compra da população e a disposição da nova classe média brasileira de incluir a bebida - uma novidade - em sua cesta de compras são os dois motivos que ajudam a explicar o crescimento. O outro, evidentemente, é o fato de a categoria ainda ter uma participação pequena no consumo geral de bebidas no País: são 87 milhões de litros por ano, de um total de 72 bilhões.
 
Ainda em 2009, a Red Bull divulgou dados que apontam que o consumo de energéticos no Brasil é de aproximadamente apenas uma lata por pessoa (anual), enquanto em países da Europa e América do Norte esse volume chaga a 16 latas per capta. Esta dado mostra o tamanho do mercado ainda a ser explorado no Brasil .
 
Considerando as estatísticas internacionais de média de consumo per capta em mercados mais maduros do que o Brasil, e os dados acima, podemos facilmente concluir que entrar em um mercado com estimados 15.000% de potencial de crescimento nos próximos anos, e que irá faturar brevemente mais de 53 bilhões de dólares é, no mínimo uma excelente oportunidade.